quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Saiba á importancia do sinal da cruz

Significado do Sinal da Cruz

Muitos de nós nos benzemos com o sinal da cruz, mas 
não paramos para meditar cada gesto que forma 
o sinal em nossa face. Alguns de nós pode 
ter aprendido este significado quando ainda era
 muito pequeno, no tempo 
da catequese, e por essa razão 
ter esquecido. Outros nunca tiveram 
acesso a essa explicação.
O sinal da cruz não é apenas um gesto
 simbólico. Cada uma das
 suas três partes tem um significado. Com o dedo po
legar inicia-se:
Pelo sinal, da Santa cruz. Esta cruz é feita na testa. 
O seu significado é livrar a nossa
 mente dos pensamentos ruins, negativos e desanimadores.
Livra nos Deus, Nosso Senhor. Este sinal é feito em 
cima de nossa boca. O seu significado é poupar a nossa 
palavra de magoar, ferir e até mesmo matar quem nos ouve. 
Sabia que a palavra mata, fere? Assim, nós pedimos, com o 
sinal da cruz, que saiam 
de nossa boca só palavras de paz, amor, 
encorajamento e fé.
Dos nossos inimigos. Este sinal é feito sobre o nosso peito.
 O seu significado é proteger o nosso corpo,
 o nosso coração, de todos aqueles que nos
 quiserem fazer o mal. E que este mal jamais
 parta de nós mesmos.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém. 
Façamos o sinal da cruz com a mão direita aberta,
 toque a testa com a ponta
 dos dedos, dizendo: "Em nome do Pai ..." desça em linha
 vertical até a altura do estômago: "...e do Filho..." leve a mão
 ao ombro esquerdo: "...e do Espírito Santo"..., leve a mão
 ao ombro direito e conclua: "Amém". E não precisa da
r o "tapinha na boca" nem beijar os dedos. 
Devemos sempre através de nosso exemplo
 de Cristãos autênticos buscar corrigir nosso
 irmãos que ainda não conhecem e ensiná-los 
o significado importantíssimo do sinal da cruz, 
usando-o é claro, o bom senso para não ferir nem 
magoar ninguém. Sinal este que hoje, muitas vezes,
 passa despercebido seu verdadeiro significado.

Oração mais do que perfeita para nossas vida

PAI NOSSO



Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Nunca devemos desobedecer ao Senhor


Obediência, nossa resposta ao Senhor

A Bíblia diz: àquele que tem, dar-se-á mais ainda. E àquele que não tem, até aquilo que ele pensa ter vai perder. Porque Deus é assim: se obedeço, o Senhor vai me dando mais sabedoria; se sou dócil, Ele me responde mais e mais e vou crescendo, justamente em obediência e sabedoria.


Mas se Deus fala, mostra, e não obedeço, vou ficando "casca dura", ficando surdo. O Senhor não se cala, mas eu vou ficando surdo, calejado em não ser mais capaz de entender o que Ele está mostrando e em não obedecer. Mas Deus Pai nos dá uma grande chance de aprender a sabedoria em todas as coisas de nossa vida. Comece a fazer isso, a partir de agora; se você já fazia, melhor ainda; se não, comece a fazer:


- Pergunte a Deus sobre tudo;


- Comece a colher lá dentro de você a resposta do Senhor, espere essa resposta;


- Uma vez que o Todo-poderoso lhe deu a resposta, obedeça.


São três coisas simples: pergunte tudo, colha a vontade de Deus lá no fundo do seu coração e, terceiro, obedeça.


Deus o abençoe!

Dessa forma que devemos fazer

Imagem de Destaque

Entre pessoas e povos, perdoar sempre

A melhor forma de vencer o mal é justamente valorizar o bem

O coração de Deus é apaixonado pelo ser humano, criado por Ele à Sua imagem e semelhança. O Todo-poderoso não nos ama porque sejamos amáveis, mas para que sejamos bons. Seu amor é gratuito. Esta paixão de amor se manifesta de modo único na misericórdia, com a qual as feridas são sanadas e todos podem erguer-se do chão pisado dos próprios pecados. O Senhor põe num prato da balança nossas falhas e no outro a obra de Suas mãos, para dizer, continuamente, que somos mais importantes do que todos os limites. Acreditar no Pai misericordioso!
Trata-se de uma história de salvação a que Deus constrói conosco, infinitas vezes renovada quando d'Ele nos aproximamos. Desde o princípio, os apóstolos de Jesus e Seus discípulos de todos os tempos tiveram que entrar nessa aventura da misericórdia. Em nome dos outros, coube a Pedro perguntar a Cristo sobre a “contabilidade” da misericórdia (Cf. Mt 18, 21-35). O perdão recebido de Deus há de ser repartido setenta vezes sete vezes! É para trazer os critérios do céu à terra. Como Deus nos deu o precioso dom da liberdade, assenta-se conosco à mesa da vida para barganhar! Doa uma misericórdia infinita, mas exige a contrapartida. Quer uma opção consciente pelo perdão e pela misericórdia, de cuja presença o mundo tem sede e fome. Escolher o caminho do perdão!
A prática se inicia em casa, estende-se ao trabalho e à convivência comunitária e social. Dar o perdão e pedir perdão é um bom começo. Quem espera o esquecimento para dizer que perdoou as faltas alheias não entendeu a misericórdia. Merecimento tem quem acolhe a outra pessoa mesmo lembrando as ofensas! E esta é uma verdadeira ginástica, que pede muitas vezes esforço hercúleo, de homens e mulheres fortalecidos pelo Espírito Santo, dispostos a acolher este dom vindo do alto. Dar o primeiro passo!
“O rancor e a raiva são coisas detestáveis; até o pecador procura dominá-las...Há pessoas que se exercitam no autocontrole dos impulsos naturais da raiva. Não se trata apenas de “contar até dez”, mas olhar as pessoas e os acontecimentos com os critérios de Deus, descobrindo que em todos existe uma marca de bondade, maior do que o mal que assola. Abrir-se para a cura que Deus quer realizar!
Temos à disposição, pela bondade de Deus, o sacramento da reconciliação ou penitência, a confissão. Quem não o procura desperdiça a oportunidade única da graça. E sabemos que de um modo ou de outro as pessoas acabam falando de seus problemas. Mas é só nesse sacramento que se pode ouvir a sentença da misericórdia: “Eu te absolvo dos teus pecados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Celebrar a misericórdia no sacramento!

A melhor forma de vencer o mal é justamente valorizar o bem existente em nossos ambientes. Do fundo do mar em que o homem bíblico via uma imagem do mal, emerge como ponta de um iceberg a força da marca criadora de Deus, que fez a todos para a realização e a felicidade. O bem é maior do que o mal!

Muitos terão condições de intervir nas estruturas da sociedade, para mediar os conflitos entre pessoas e grupos, exercendo um papel de inestimável valor. É o perdão em processo! Entre pessoas e povos, perdoar sempre!