sábado, 17 de setembro de 2011

Imagem de Destaque

Castidade não é para anjos

A castidade é comandada pela virtude cardeal da temperança
A castidade não é para anjos, é para nós que queremos viver o caminho do Senhor. Existem meios, maneiras, para você conseguir essa graça. A busca pela santidade será até o fim da vida, nunca estaremos prontos.

O termo “castidade”, no Catecismo da Igreja Católica, é a integração da sexualidade na pessoa. Só isso? Só, mas dentro dessa definição existe um mundo de descobertas. A sexualidade é mais do que um órgão genital. Escutamos muito sobre sexo, pornografia, libertinagem com o corpo... Hoje, homens e mulheres são vistos como objetos pela sociedade, pelas novelas, por exemplo. Isso vai contra a nossa natureza, pois viemos do amor e da bondade.

Precisamos escolher o caminho de Deus para encontrar a verdadeira felicidade. É feliz aquele que espera no Senhor! Só é feliz por completo aquele que vive intensamente, – mesmo que lutando, caindo e levantando –, em Deus. Apenas satisfazendo os nossos prazeres seremos infelizes. Você acha que sexo com vários parceiros fará de você uma pessoa feliz? Se pensa assim, está enganado. A castidade é uma porta aberta para nos conhecermos e ficarmos felizes com nós mesmos e com os outros. Você é amado por Deus, Ele quis você antes do seu pai e da sua mãe. Honre o Seu amor!

A castidade parte de viver o verdadeiro amor. Precisamos recuperar a beleza da criação. Depois de ter criado tudo na terra, Deus Pai viu que era bom que o homem tivesse uma mulher (cf. Gênesis 1, 25-31). O Senhor criou o homem e a mulher para se amarem e se respeitarem um ao outro, não para um se aproveitar do outro. A sexualidade vai muito além do que as novelas e a mídia passam. As coisas que se referem ao sexo não são erradas e impuras. Hoje eu quero que você saiba da importância da castidade, que saiba que é algo lindo que você pode viver!

No Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 2341-2345, diz assim:

“A virtude da castidade é comandada pela virtude cardeal da temperança, que tem em vista fazer depender da razão as paixões e os apetites da sensibilidade humana. O domínio de si mesmo é um trabalho a longo prazo. Nunca deve ser considerado definitivamente adquirido. Supõe um esforço a ser retomado em todas as idades da vida. O esforço necessário pode ser mais intenso em certas épocas, por exemplo, quando se forma a personalidade, durante a infância e adolescência.

A castidade tem leis de crescimento. Este crescimento passa por graus, marcados pela imperfeição e, muitas vezes, pelo pecado. Dia a dia o homem virtuoso e casto se constrói por meio de opções numerosas e livres. Assim, ele conhece, ama e realiza o bem moral seguindo as etapas de um crescimento.

A castidade representa uma tarefa eminentemente pessoal. Mas implica também um esforço cultural, porque o homem desenvolve-se em todas as suas qualidades mediante a comunicação com os outros. A castidade supõe o respeito pelos direitos da pessoa, particularmente o de receber uma informação e uma educação que respeitem as dimensões morais e espirituais da vida humana.

A castidade é uma virtude moral. É também um dom de Deus, uma graça, um fruto da obra espiritual. O Espírito Santo concede o dom de imitar a pureza de Cristo àquele que foi regenerado pela água do Batismo”.

A sexualidade é boa, foi Deus quem a criou. O problema é a falta de equilíbrio em nós, é o pecado que a distorce. Precisamos viver o PHN ('Por Hoje Não' ao pecado) todos os dias, com a certeza de que o amor de Deus nos concederá a graça do equilíbrio e do amor a nós mesmos.

É preciso amar para amar os outros, a obra tem que começar em você!

Nem tudo que imaginamos devemos fazer

Vá devagar com a sua imaginação e fantasia!
O povo diz que a fantasia, a imaginação, é a “louca da casa”. E é mesmo. Temos de estar atentos à atuação da “louca da casa”, começando por não misturar as coisas, por não nos deixar levar por considerações fantasiosas.

As coisas que o Senhor nos fala são grandes, porque o Senhor é grande. Quando Ele fala quer realizar conosco uma obra maravilhosa. E às vezes, a partir daquela palavra, nós começamos a fantasiar; uma obra grande, uma obra grandiosa, mas de acordo com nossa fantasia.

Muitas vezes, a nossa mente começa a criar fantasias, e temos de ter o cuidado de estar sempre dispostos a aprender. Todos temos sensibilidade, emoções, sentimentos... a nossa sensibilidade é afogueada, efervescente, parece que ela tem gás, água com gás. Você abre e transborda.

E quando o Senhor nos faz uma revelação, quando nos dá algo importante, nessa hora, nossa sensibilidade começa como leite a ferver, faz aquela espuma! Mas tudo isso é sensibilidade. Vá devagar com ela. Tente discernir as coisas, dê tempo ao tempo, deixe a coisa se acalmar, deixe a coisa cair, não pense que tudo é revelação especial a você. Vá devagar!

Deus o abençoe!

Como deve ser a catequese?

A revelação e clareza do caminho de Cristo
A Moral católica é a base do comportamento do cristão; por isso é ensinada na catequese, de modo que o cristão, conhecendo os dogmas da fé e celebrando na liturgia os Sacramentos da salvação, viva também conforme as leis de Deus. O Catecismo da Igreja Católica ensina como deve ser a catequese (CIC §1697): “Importa, na catequese, revelar com toda clareza a alegria e as exigências do caminho de Cristo (Cf. CT 29).

A catequese da “vida nova” (Rm 6,4) em Cristo será:

1 - Uma catequese do Espírito Santo, Mestre interior da vida segundo Cristo, doce hóspede e amigo que inspira, conduz retifica e fortifica esta vida. O Espírito Santo convence o cristão da beleza da “Lei de Cristo”, e o faz vivê-la com gosto, sem peso; é um jugo suave e um fardo leve que verdadeiramente liberta dos pecados e dos vícios e o conduz à santidade.

2 - Uma catequese da graça, pois é pela graça que somos salvos, e é pela graça que nossas obras podem produzir frutos para a vida eterna; sem a graça de Deus o homem não pode vencer a fraqueza da natureza humana prejudicada pelo pecado original. A graça de Deus alimenta e fortalece nossas disposições naturais para vivermos segundo a vontade de Deus.

3 - Uma catequese das bem-aventuranças, pois o caminho de Cristo se resume às bem-aventuranças, único caminho para a felicidade eterna, à qual o coração do homem aspira. No Sermão da Montanha Cristo traçou a “Constituição do Reino de Deus”, a Carta Magna do cristão; a lei da santidade.

4 - Uma catequese do pecado e do perdão, pois, sem se reconhecer pecador, o homem não pode conhecer a verdade sobre si mesmo, condição do reto agir, e sem a oferta do perdão não poderia suportar essa verdade. Reconhecendo-se pecador, e acolhendo o perdão de Deus pelo sangue de Cristo por nós derramado, o cristão se vê livre da pior realidade deste mundo: o pecado. Cristo veio exatamente “para tirar o pecado do mundo” (Cf. Jo 1, 29); Ele é o Cordeiro de Deus que aceitou ser imolado para curar a lepra da nossa alma e nos reconciliar com Deus.

5 - Uma catequese das virtudes humanas, que faz abraçar a beleza e a atração das retas disposições em vista do bem. No lado oposto dos pecados capitais (soberba, ganância, luxúria, gula, ira, inveja e preguiça),o cristão deve viver as “virtudes capitais” (humildade, desprendimento, pureza, temperança, bondade, diligência), que trazem a felicidade a seu coração.

6 - Uma catequese das virtudes teologais da fé, esperança e caridade, que se inspira com prodigalidade no exemplo dos santos. Essas virtudes são relacionadas ao próprio Deus, por isso são teologais; a fé que vem de Deus (“Sem fé é impossível agradar a Deus”); a esperança que nos conduz ao céu, a vida eterna em Deus; e o amor que é a própria realidade de Deus.

7- Uma catequese do duplo mandamento da caridade desenvolvido no Decálogo. São Paulo disse que “a caridade é vínculo da perfeição”, e que, “quem vive a caridade cumpre toda a lei”. Todos os mandamentos foram reduzidos pelo Senhor em: "Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo". Esta é a Lei e os Profetas.

8 - Uma catequese eclesial, pois é nos múltiplos intercâmbios dos “bem espirituais” na “comunhão dos santos” que a vida cristã pode crescer, desenvolver-se e comunicar-se. Cristo instituiu a Igreja para levar a salvação a todos os homens de todos os tempos e lugares até que Ele volte; por isso a Igreja é “o sacramento universal da salvação”; ela é necessária para a salvação; sem ela não há os sacramentos da salvação. A catequese deve ensinar o Credo da Igreja, os Sacramentos da Igreja, a Moral da Igreja, a Liturgia da Igreja e a Oração da Igreja.

Esses são os princípios básicos que não podem faltar em uma boa catequese, fiel ao que Cristo Jesus nos ensinou e quer que a Igreja transmita a seus filhos para que sejam salvos.
Oi galera estou aqui para passar a  programação da nossa semana festiva espero que todos participem Cristo fica feliz com a presença de todos.
                                         
                                            COMUNIDADE SÃO JÊRONIMO.
Estamos em festa contamos com voçê para celebra os 20 anos de nossa comunidade.
                                                        PROGRAMAÇÃO
DOMINGO:25-09-2011 ÁS 16:00H Tarde da Família
                    TEMA: Voçê tem uma Família!

SEGUNDA-FEIRA: 26-09-2011 ÁS 18:00H Noite das crianças
                    TEMA: As crianças também louvam a Deus!

TERÇA-FEIRA:27-09-2011 ÁS 20:00H Noite do Terço
                    TEMA: Rezar o terço é meditar os mistérios da vida de nosso senhor Jesus cristo!

QUARTA-FEIRA: 28-09-2011 ÁS 20:00H  Noite da Bíblia
                     TEMA: A importancia das escrituras sagrada na vida do cristão!

QUINTA-FEIRA: 29-09-2011 ÁS 20:00H  Santa missa. Logo após adoração ao santissimo sacramento!

SEXTA-FEIRA: 30-09-2011 ÁS 19:00H  Noite do encontro com o senhor. Através da confissão!

SÁBADO: 01-10-2011 ÁS 18:00H  Noite da juventude
                     TEMA: (Juventude) vale á pena muda o rumo

DOMINGO: 02-10-2011 ÁS 06:00H  O Terço da Aurora.Logo após:Café partilhado.
                 OBS: ÁS 15:30 Procissão e ás 17:30 Nossa Santa Missa Festiva!

                                                              MENSAGEM
 A PALAVRA DE DEUS, NOS PROTEGE,NOS ALIMENTA E NOS EDUCA..
                                      
                                          ESPERAMOS POR VOCÊ!