sábado, 3 de setembro de 2011

Sera Que Somos Dessa Forma

Lançar fora o medo


Olá! Mais uma vez quero partilhar com você algumas coisas que Deus coloca em meu coração.

No domingo, dia 7 de agosto de 2011, o Evangelho da Santa Missa foi o de São Mateus, capítulo 14, versículos de 22 a 33, que narra a passagem em que Jesus andou sobre as águas. Durante a Celebração Eucarística eu fiquei refletindo em que ponto eu sou como Pedro, ora audacioso ora medroso. Mas, antes disso, vamos fazer um paralelo desse Evangelho com o ministro de música.

Já no início do texto bíblico há uma ordem de Jesus Nazareno aos discípulos: "Entrem na barca e vão para o outro lado do mar". Os discípulos foram. Meditando um pouco sobre esse trecho do texto: Qual a ordem de Jesus para o nosso ministério? Com certeza, não estamos desempenhando um papel na Igreja sem sentido, ou estamos lá simplesmente por estar, existe um querer de Jesus, uma ordem para nós. No texto sagrado, não está escrito por que o Senhor mandou os discípulos para o outro lado do mar, mas eles foram. Um detalhe no texto é que Jesus diz que fossem adiante d'Ele, ou seja, eles iriam encontrá-Lo mais tarde, isso era certo.


Precisamos saber: O que Jesus quer de nós no nosso ministério e para onde Ele nos envia. Que tipo de trabalho precisamos desempenhar na Igreja, na comunidade. Isso é matéria-prima para nossa oração, tanto pessoal como comunitária. Continuando, o texto sagrado também narra que: "O barco já longe da terra era atormentado por ondas, pois o vento era contrário".

É muito interessante essa parte do texto, pois quando descobrimos a resposta, sabemos e até temos certeza do que Jesus quer de nós; no entanto, muitas coisas acontecem para nos desestruturar e nos fazer temer. É aí que muitos desistem, pois começam as tribulações, parece que as dificuldades aumentam e tudo começa a dar errado. Não é hora de desistir. Ficar assustado com tudo isso é até normal, mas é hora de intensificar a oração. Você sabe o que o Senhor quer para você e para seu ministério; então vá em frente.

Jesus, ao ver a aflição dos amigos, vai ao encontro deles e não vai de qualquer maneira, mas vai milagrosamente andando por cima das águas; e Pedro, de forma impetuosa, pede ao Mestre para andar sobre as águas também e Ele lhe diz: "Vem". E o apóstolo caminha sobre as águas corajosamente, mas tem medo e afunda.

O Senhor nunca nos deixará sozinhos em nosso ministério. Ele sempre vem ao nosso encontro dizendo-nos: "Coragem, não tenhais medo!" O Senhor nos permite andar com Ele sobre os problemas que enfrentamos, sobre nossos relacionamentos conturbados, sobre nosso orgulho, sobre as dificuldades pelas quais passamos. Nessas horas começamos até com coragem, mas, quando nos vemos vivenciando o milagre, ficamos com medo e voltamos atrás. Temos medo do futuro, medo da entrega, medo de não conseguir conciliar tudo, medo de abrir o profundo do coração para Jesus transformar. Dessa forma, infelizmente, tudo se perde e afundamos.

O Senhor Jesus não nos deixa, mas nós precisaremos voltar à "barca" e renovar a fé.

Reflita sobre isso com todos de seu ministério. Qual a ordem de Jesus para você? Aonde Ele quer que você vá? Aonde você tem medo de ir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário